Card_Facebook

Outubro Rosa

Outubro é um mês inteiro dedicado para lembrar que a prevenção contra o câncer de mama e o de útero é essencial para a mulher. Fazer o autoexame, consultar um médico e manter a rotina de cuidados são as atitudes certas para o projeto de vida seguir feliz. 💓

Confira um pouco mais sobre o movimento no blog.

 

O que móvel planejado e câncer de mama têm em comum? Aparentemente nada. Mas a conscientização deve ser de todos e em homenagem às mulheres que são representantes de venda, arquitetas, empreendedoras, profissionais que trabalham nas fábricas e claro, nossas clientes, este texto é hoje uma singela homenagem para elas. 

 

O movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, foi criado na década de 1990,  pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. 

O Instituto Nacional do Câncer participa do movimento desde 2010 e vem promovendo eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre fatores protetores e detecção precoce.

 

Somente em 2020, mais de 2,3 milhões de mulheres no mundo descobriram que estavam com câncer de mama. Esse tipo de tumor é o que mais acomete a população feminina brasileira e representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas. Também é o câncer que mais mata. 

De acordo com levantamento do INCA, em 2019, o Brasil registrou 18.068 mortes por câncer de mama.

 

Como prevenir?

 

Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:

 

  • Praticar atividade física
  • Manter o peso corporal adequado
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas
  • Amamentar seu bebê
  • Amamentar o máximo de tempo possível é um fator de proteção contra o câncer.

 

     Não fumar e evitar o tabagismo passivo também são medidas que podem contribuir para a prevenção do câncer de mama.

Leave a Comment